Videos'do Editor

Tumulto durante peregrinação deixa mais de 300 mortos em Meca

Autoridades locais ainda investigam a causa da correria que deixou, além dos mortos, 450 feridos


Tumulto durante peregrinação deixa mais de 300 mortos em Meca Saudi Civil Defence Directorate/AFP
Seis equipes de emergência prestam primeiros socorros aos feridosFoto: Saudi Civil Defence Directorate / AFP
Mais de 300 pessoas morreram e 450 ficaram feridas nesta quinta-feira em um tumulto em Mina, perto de Meca, na Arábia Saudita, conforme informou o canal norte-americano CNN. O incidente ocorreu durante a peregrinação anual à cidade. Em janeiro de 2006, uma tragédia similar no mesmo local matou 364 peregrinos.
Até o momento não foram divulgados os motivos que teriam provocado a correria em Mina, cidade que realizou nos últimos anos obras de infraestruturas para facilitar o deslocamento dos peregrinos.
De acordo com a Defesa Civil, seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos da tragédia e orientam os peregrinos para "rotas alternativas". Mais de 4 mil socorristas e 200 ambulâncias foram deslocados para o local do desastre
Nesta quinta-feira, primeiro dia da festa do Adha, os peregrinos iniciaram um ritual de apedrejamento de satanás, no vale de Mina, região oeste da Arábia Saudita. O ritual consiste no ato de lançar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande pilastra que representa satanás, e 21 no dia seguinte contra três pilastras.

Em 11 de setembro, quase duas semanas antes do início da peregrinação à Meca, conhecida como hajj, uma grua desabou na Grande Mesquita e matou 109 pessoas

* AFP

Noticias Relacionadas

Nenhum comentário: